HISTÓRIA

Fundada em 1995, pelo designer Marcus Ferreira, a DECAMERON além de um escritório de design, é também um laboratório para a produção de seus móveis, uma vez que a empresa desde o início, evitando a massificação, optou por produzi-los seguindo as técnicas clássicas de tapeçaria e marcenaria, associado ao design contemporâneo.

FEITO A MÃO

Assim como antigamente, cada móvel é feito um a um passando pelas mãos dos nossos artesãos num processo que garante que cada produto é fabricado com uma seleção de matérias-primas de alta qualidade e feitos exclusivamente para você.
“Assim como as pessoas tinham o hábito antigamente de irem ao alfaiate para fazerem suas roupas, agora elas contam com a oportunidade de customizarem os seus móveis da maneira como desejam”, explica Ferreira.
Por deter toda a cadeia produtiva, desde a concepção inicial do projeto, produção, comercialização e a entrega, os produtos possuem uma garantia e assistência permanente, reafirmando o compromisso em assegurar a origem e qualidade dos móveis que farão parte da sua vida ao longo dos anos.

Design

A Decameron tem por filosofia de trabalho, considerar o aspecto comportamental no desenvolvimento de produtos, para tornar a vida das pessoas mais confortável e prazerosa, utiliza assim o design contemporâneo e atemporal como ferramenta de união, e convida os usuários a compartilharem com amigos e familiares o prazer de estar em casa.
A marca é um dos principais nomes do segmento, premiadíssima acumula no portfólio prêmios nacionais como o Museu da Casa Brasileira, Idea Brasil, Salão Design Casa Brasil e Boa Forma Abimóvel, e também prêmios internacionais como o IF Design Award, da Alemanha, este último um dos mais importantes e reconhecidos do mundo, sendo assim a única empresa nacional a conquistar este prêmio com seus sofás.

SHOWROOM

O Arquiteto Marcio Kogan é o autor do projeto da loja Decameron no Brasil, uma construção low tech instalada na mais famosa alameda de decoração, a Gabriel Monteiro da Silva, em São Paulo e revelam a criatividade, inovação, beleza, respeito ao meio ambiente e os novos rumos da arquitetura mundial
Kogan teve a ideia de projetá-la com containeres, a primeira loja do Brasil a assumir tais características que já foram usadas na Europa, Ásia e em outras partes do mundo. “Assim como os produtos da Decameron, o projeto tem desenhos simples e bonitos. Além disso, os containeres me permitiram aproveitar um objeto pré-fabricado reciclável para uma construção simples, rápida, limpa e barata. Esses objetos seriam descartados caso não tivessem esse novo fim. Um desperdício, pois é uma estrutura potente, com visual low tech e um espaço interno linear de proporções interessantíssimas. Sem contar, é claro, que demoraria séculos para serem biodegradados”, analisa o arquiteto.
Sua estrutura metálica possui cobertura de painel wall impermeabilizado por manta asfáltica que atua como isolante térmico. “Essa é mais uma das soluções sustentáveis que existem no projeto. Se for necessário, há a possibilidade de se desmontar a estrutura metálica e retirar os containeres para levá-los a uma próxima destinação.
No fundo, há ainda o escritório e um imenso e convidativo jardim. Um projeto único, que vai de encontro a filosofia da Decameron Design.